Plunes Centro Médico - Avenida Nossa Senhora Aparecida 1138, Seminário, Curitiba-PR. Fone/Whatsapp (41) 3229-2797
Diretor Técnico: Dr. Guilherme Graça Cardoso CRM-PR 21.419 RQE 25.559
Menu
Nevo de Clark (atípico, displásico)
O que é nevo de Clark? Você fez uma biópsia e veio com esse resultado, o que significa? É perigoso? Qual a relação com melanoma?
Dr. Guilherme vai esclarecer essas e outras dúvidas!
Nota: o objetivo é de informação, de forma alguma substitui a consulta médica! Realize sempre suas consultas com médico(a) dermatologista



Nevo de Clark
Primeiramente, nevo é o "nome técnico" das pintas. No caso de nevos suspeitos o dermatologista procede com a biópsia, que é uma cirurgia para a retirada da lesão que será analisada em laboratório pelo médico patologista, que então formaliza um laudo.
O nevo de Clark também pode ser chamado de nevo atípico ou nevo displásico, é um dos tipos de nevo que geralmente aparecem nos resultados de biópsia especialmente nas lesões suspeitas com ou risco de melanoma (câncer de pele).
O nevo de Clark é um nevo benigno (portanto não é câncer), e também não é considerado uma lesão precursora de melanoma. Embora seja benigno, pessoas com nevo de Clark têm mais risco de desenvolver melanoma ao longo da vida, principalmente se houver casos na família. O risco também aumenta conforme a quantidade de nevos displásicos na mesma pessoa.
Portanto, pessoas com nevo de Clark devem realizar acompanhamento das "pintas" com maior frequência, a ser determinada pelo seu médico dermatologista assistente. Também devem ser estimuladas a realizar o auto exame das pintas e observar surgimento de novas lesões, alterações de tamanho ou cor ou forma das suas pintas!
Não se esqueça do uso do filtro solar diariamente!
Consulte sempre seu médico(a) dermatologista, cuide de sua saúde!
Dr. Guilherme Graça Cardoso
Médico Dermatologista
CRM-PR 21.419 - RQE 25.559